“A arte acabou”. Será?

Foi isso que eu ouvi ontem de uma pessoa enquanto falavamos sobre música feita por IA.

Esta pessoa me mostrou um vídeo da banda do sobrinho dele. A música e o vídeo foram feitos por IA. Obviamente era algo muito robótico. (Pelo menos para mim)

Infelizmente muitas pessoas já pensam desta forma. Que a arte acabou. Eu não as julgo, pois realmente é isso que pode parecer com esta nova bolha de arte criada por prompt. Mas não concordo. Simplesmente pois não é isso que eu vivo no meu dia a dia. Compondo e produzindo minhas músicas e também produzindo a música de meus clientes.

Para mim é apenas uma nova tecnologia que democratiza a criação e produção de música. Assim como a criação da DAW nos anos 90 democratizou a produção, mixagem e masterização. Não era mais necessário ir a um estúdio para gravar. Agora você podia fazer tudo no computador da sua casa.

A minha observação é esta. A facilidade hoje é tão grande de se fazer música que o lugar comum será hiper saturado. Tudo ficará parecido, um prompt copiando o outro. Por isso eu sinto que as pessoas irão querer cada vez mais autenticidade, cada vez mais algo único. E isso fará a barra de qualidade musical subir. A exigência em qualidade musical será mais alta em todos os aspectos.

Eu acredito que a arte música nunca irá acabar pois ela é ilimitada. Criar música faz parte de ser humano.

A peaceful silhouette of a musician playing guitar on the beach during sunset.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *