Diferença entre Produção Musical e gRAvAçãO pOr CaNaL Pt.1

Músicos sérios quando vão a um estúdio querem aprender, evoluir, sair da experiência de produção maiores do que entraram. É por esta postura de transmitir conhecimento e aprender que poderemos fazer músicas melhores amanhã.

Vamos fazer um comparativo técnico para essa questão fica mais simples. Talvez você não saiba a diferença entre um produtor musical e um técnico de gravação de estúdio, mas tenho certeza que você sabe a diferença entre um arquiteto e um pedreiro. Pois bem, a idéia é a mesma. Para se construir uma ponte deve-se haver um arquiteto responsável pela obra. A responsabilidade da ponte ficar de pé e dar segurança para as pessoas está no nome dele. Já o pedreiro que está trabalhando na obra não tem essa responsabilidade. Ele apenas tem que executar bem uma subetapa que lhe foi delegada, mas ele não tem a responsabilidade pela obra inteira ficar de pé. Assim é em todas as produções, sejam de pontes ou sejam de músicas.

Contratar um produtor musical é como contratar o arquiteto. Alguém que estará assumindo a produção em seu nome, alguém que está assinando a autoria. Percebe a responsabilidade que lhe é atribuída?
Já contratar um técnico de gravação não existe essa responsabilidade pois ele não enxerga o todo. Enxerga apenas aquela subetapa em que lhe foi designada para executar. Ele é o pedreiro. Não tem (nem deveria ter) responsabilidade por algo além do que ele foi contratado para fazer. Seria injusto ou falso caso ele assumisse algo além do que ele fez.

Um erro que acontece bastante é colocar a responsabilidade de uma música soar bem nas mãos do engenheiro de mixagem. Mixagem é apenas uma das subetapas da produção inteira. A responsabilidade real está nas mãos do arquiteto (o produtor musical responsável) em enxergar o todo e cuidar para que todas as subetapas sejam bem realizadas.

Existe o momento certo de se contratar produtores ou técnicos de acordo com a forma que você está organizando sua produção. Se é você quem está assumindo como produtor musical, este seria um caso em que seria normal apenas contratar técnicos/engenheiros para realizar subetapas de produção. Na maioria das produções musicais existe apenas um produtor musical responsável, assim como nos filmes, que são assinados por um único diretor.

Espero ter ajudado um pouco a esclarecer sobre este tópico e que vocês estejam mais preparados em suas produções. Sempre perguntem “quem será o responsável pela ponte ficar de pé?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *