Você tem sorte de trabalhar com o que gosta

clover, four leaf clover, lucky clover, tic tac toe, mystery, game, three wins, four-leaf clover, lucky charm, clover, mystery, mystery, game, game, game, game, game

Escutei isso hoje de um amigo. Realmente eu amo música, amo produção musical e é isso que faço profissionalmente. Mas percebo que existe uma ilusão na forma que as pessoas enxergam isso.

Trabalhar com o que se gosta realmente pode confudir a cabeça. Assim como qualquer outra profissão, tem dias que eu estou de saco cheio, dias que estou desmotivado ou não vejo tanto sentido. Ainda mais quando estamos falando de arte. Encontrar sentido todos os dias ao trabalhar com arte as vezes pode ser desafiador, sendo que muitas vezes a arte não tem e nem é para fazer sentido. Não é feita para ser entendida de forma racional. Tentar encaixar esta falta de padrão e razão em uma visão de mundo quadrada que exige alta produtividade pode ser a causa de muita confusão mental. Para deixar a coisa um pouco mais complexa no meu caso estou falando de produção musical, uma profissão que tem “produção” no nome. Automaticamente remetendo a produtividade, render, gerar resultados, quase que tem um sentido industrial de produção em massa. Vamos voltar um pouco e lembrar que estamos falando de arte. Como é possível exigir que um artista produza sua arte em escala industrial? Por muito tempo na minha juventude eu até achei que isso era possível. Se for parar para pensar, trabalho superficial até que é fácil e rápido de se criar, produzir e entregar. Mas se nossa arte amadurece e se torna mais profunda essa estratégia de se produzir em massa cai por terra. Ter expectativas quanto a isso só gera frustrações. Mas, nós temos sorte de fazer o que gostamos. Bom, no meu caso não foi sorte. Eu não tive escolha, minha vida só poderia ter sido pelo caminho da arte e de fazer música. Eu acho curioso pois realmente tem pessoas que escolhem. Legal, que bom pra elas. Ainda assim, nossa rotina de produção musical tem tantos altos e baixos como a de quem trabalha com o mercado financeiro. Dias de muita inspiração e alegria e dias de baixa energia e falta de sentido. Produção musical é uma experiência humana. Sorte ou não, temos uma missão a fazer nesta Terra. Com ou sem sentido claro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *